quarta-feira, 19 de maio de 2010




Reino dos Gifs, muito mais gifs para você

COMO É BOM LER ...













                                     






PAUTA DE HTPC –CICLO I- 13 DE MAIO DE 2010


E.E. PROF. SEBASTIÃO FERRAZ DE CAMPOS

PC- CRISTIANE DE FREITAS CARVALHO



Objetivos:

 Reconhecer a importância do trabalho com o cálculo mental para explorar o S.N.D.;

 Relacionar procedimentos de cálculo mental e cálculo escrito, exato e aproximado;

 Compreender as situações didáticas necessárias para se garantir as condições de aprendizagem dos alunos;

 Refletir sobre o papel do PC na formação de professores.



Conteúdos:

 Cálculo mental, estimativas e aproximações;

 Procedimentos de cálculo mental;

 Análise de atividades do material do Ler e Escrever.





Leitura em voz alta- Crônica de amor

(Roberto Freire)

Você gosta de rock e ela de chorinho, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina o Natal e ela detesta o Ano Novo nem no ódio vocês combinam.

Então? Então que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante do que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você. Isso tem nome.

Ele não tem a menor vocação para príncipe encantado, e ainda assim você não consegue despachá-lo. Quando a mão dele toca sua nuca, você derrete feito manteiga.

Ele toca gaita de boca, adora animais e escreve poemas.

Por que você ama este cara? Não pergunte pra mim.

Você é inteligente. Lê livros, revistas, jornais. Gosta dos filmes de Woody Allen, dos irmãos Coen e do Robert Altman, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem seu valor.

É bonita. Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar. Independente, emprego fixo, bom saldo no banco.

Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettuccine ao pesto é imbativel. Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém e adora sexo.

Com um currículo desses, criatura, por que diabo está sem um amor?

Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados.

Não funciona assim. Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não- fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo à porta.

O amor não é chegado a fazer contas, não obedece a razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar. Costuma ser despertado mais pelas flechas do cupido do que por uma ficha limpa.

Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano (ô amor é lindo…). Isso são só referências.

Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca.

Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.

Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC.

Ama-se justamente pelo que o amor tem de indefinível. Honestos existem aos milhares, generosos tem às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó.

Mas ninguém consegue ser do jeito que o amor da sua vida é…

Roberto Freire



ATIVIDADES: REFLEXÕES INICIAIS



1-O QUE É CÁLCULO MENTAL?

2-O QUE DFERENCIA CÁLCULO MENTAL DO CÁLCULO ESCRITO?

3-COMO É EXPLORAR O CÁLCULO MENTAL EM SALA DE AULA?





A importância da identificação prévia de relações numéricas



Na Escola Balão Vermelho, em Belo Horizonte, Graziela De Muylder também aposta no trabalho com cálculo mental com suas turmas de 3º e 4º anos, principalmente quando está introduzindo multiplicação e divisão. Ela prefere concentrar-se antes no cálculo mental para só em seguida partir para a conta armada. "Todos os estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental têm de vivenciar os números e experimentá-los de diferentes formas. Esse trabalho colabora para que o pensamento matemático ganhe a elasticidade necessária." Graziela entende que o algoritmo não pode ser deixado de lado - afinal, é uma maneira de fazer contas, mas deve ser introduzido somente numa etapa posterior.



Também é um objetivo do cálculo mental fazer os estudantes saber de cor certos resultados ou recuperá-los facilmente. Mas é importante que a memorização se apoie na construção e na identificação prévia de relações que dêem sentido a ela. Por isso, a tabuada - devidamente compreendida - constituirá um repertório importante para que as crianças produzam estratégias de cálculo cada vez mais elaboradas.



Como ponto de partida do trabalho na 4ª série, Graziela propõe o jogo de trilha. Trata-se de um tabuleiro - cada aluno confecciona o seu com o tema preferido - em que o número de casas que os jogadores devem avançar é determinado pelo cálculo das operações propostas nas cartas. A criança tira duas - 7 x 8 e 8 x 9, por exemplo - e deve saber o resultado de cada uma (respectivamente, 56 e 72). Em seguida, precisa somar os números (56 + 72 = 128) e avançar no tabuleiro somente a quantidade de casas correspondente à unidade do resultado (8). No espírito da competição, os outros participantes se envolvem nos cálculos e acabam fazendo contas para verificar se as regras estão sendo seguidas. "Com essa atividade, a turma memoriza alguns resultados e, assim, agiliza a resolução das operações em outras situações", diz.











ATIVIDADES 19 A



1- Analise as situações a seguir e responda sem usar lápis e papel ou calculadora as perguntas formuladas, justifique as respostas.



a)A senhora Carla foi à lotérica pagar algumas contas: luz R$ 95,00, água R$ 78,00 e telefone R$ 78,00.Ela levou R$250,00.Será que é possível pagar as contas com o dinheiro que ela levou?



b)Em uma lanchonete, Pedro e Felipe pediram um cachorro quente, um sanduiche de mortadela e dois refrigerantes.O cachorro quente custa R$2,50,o sanduiche de mortadela R$2,30 e os refrigerantes R$1,60 cada.Com dez reais eles conseguem pagar a conta ?Será que foi possível pagar as contas com o dinheiro que ela levou?



Quais expectativas foram trabalhadas nestas atividades?



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ATIVIDADE 20 A



FAZENDO CÁLCULO MENTAL E APROXIMADO



A tabela abaixo mostra a evolução da oferta de empregos em alguns setores da economia de uma pequena cidade do interior, no período de 2001 a 2006.Através do cálculo estimativo complete a tabela, sem fazer o cálculo com lápis e papel.





Expectativa: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quais procedimentos você utilizou para resolver cada item da tabela.
 
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