segunda-feira, 26 de abril de 2010

COMEMORAÇÃO DO DIA 21 DE ABRIL NA ESCOLA E.E. SEBASTIÃO FERRAZ DE CAMPOS

NESTE DIA COMPARECERAM NA ESCOLA O GRUPO DE GESTORES, ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA E ALGUNS ALUNOS  DO CICLO I FIZERAM UMA HOMENAGEM A TIRADENTES !!














REGISTRO REFLEXIVO DO ENCONTRO DO DIA 13 DE ABRIL DE 2010



REGISTRO REFLEXIVO DO DIA 13 DE ABRIL DE 2010


Demos início à reunião do dia 13 de abril com o registro reflexivo feito pela professora coordenadora Debora, da reunião do dia 30 de março.Iniciando a leitura em voz alta, Debora leu dois capítulos do livro “Diário de Zlata”, gênero este “relato de experiência vivida”, que são as experiências de uma menina que vivia no período de guerra.Por se tratar de um relato,recomenda –se trabalhar com os alunos.

Na seqüência, a PCOP Mali disse que refletindo em como iniciar a reunião ,decidiram iniciá -la com uma problematização , pois a ela funciona como uma sondagem prévia.É também a melhor maneira de nos preparar para exercermos nossa principal função, que é a formação de professores na escola .

Partindo da situação problema, divididos em dois grupos ,orientamos a professora em uma atividade por escrito, a fim de ajudá-la em seu trabalho.Feito isto,fizemos a socialização para então darmos inicio à discussão.

Em seguida, passamos para a leitura do texto: “A Organização do aprendizado:Tratamento Didático Metodológico e Conteúdos-“ O Movimento Metodológico de Organização da ação Docente”. Á medida que a leitura ia sendo feita nós íamos grifando as palavras mais importantes do texto, para discutirmos as idéias principais que são; no processo de aprendizagem o sujeito aprende com parceiros experientes, a construção de conhecimento não é linear, é preciso que haja cooperação nesse processo partindo primeiro para um coletivo, onde há circulação de informações, o trabalho em duplas para checar quais conhecimentos os alunos conseguiram atingir e o trabalho individual para checar quais conhecimentos não foram atingidos para que novamente se inicie o processo partindo novamente para o coletivo.

A partir da leitura e discussão do texto retomamos novamente a atividade problema.Revimos as orientações que passamos à professora para ver se poderíamos acrescentar ou modificar algo.

Durante a socialização, a PCOP Stella disse que a criança tem que saber para que servirá determinada atividade,quais serão os objetivos a alcançar e acima de tudo ,tem que ser significativa para o aluno.

Em relação ao trabalho com projetos , segundo a PCOP Iris, ele não tem um fio ,como alguns pensam, ou seja , o importante do projeto não é o produto final, mas sim, o desenvolvimento do mesmo, pois as expectativas estão no desenvolvimento do projeto.Deve se avaliar a evolução do aluno e ver o projeto como meio e não como fim.Os projetos do próprio programa “Ler e Escrever”já tem etapas juntamente com as orientações de como desenvolver os mesmos.

Encerramos assim a primeira parte de nosso encontro.

Na segunda parte da reunião, partimos para a oficina, onde nós desenvolvemos as atividades, como sendo alunos.Iris iniciou a leitura da página 112 “Quem reescreve um conto, aprende um tanto “ do livro “Ler e escrever” da 2ª série.Fizemos as três etapas e depois, respondendo os questionamentos e conseqüentemente as discussões sobre as mesmas.

Para terminar Iris nos passou alguns informes sobre cursos e finalmente Mali nos passou todas as orientações sobre como proceder na digitação do mapa de sondagem .E assim foi encerrada mais um encontro.

ATENÇÃO !!!!! ENTREGA DE NOTAS

ENTREGA DE NOTAS

DIA 03/04/2010
 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios