sexta-feira, 5 de março de 2010

PAUTA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO 2010

DIAS- 11,12 E 17 DE FEVEREIRO

PARO O INÍCIO DA REUNIÃO CADA PROFESSOR RECEBERÁ UMA PASTA CONTENDO CADERNINHO, CANETAS AZUL E VERMELHA ,LÁPIS ,BORRACHA COM UMA MENSAGEM DE BOAS VINDAS .

APRESENTAÇÃO GRUPO GESTOR:

Diretora- Renata Elisabeth Eiras
Vice- Diretora- Maria Dirce Fachim Nogueira
Professor Coordenador Ciclo I-Cristiane de Freitas Carvalho
Professor Coordenador Ciclo II-Waldemar Antonio Dinni

-LEITURA DO COMUNICADO DO DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO

Prezados(as) Gestores(as) e Professores(as),
Iniciamos mais um ano de luta. Temos a certeza de que o trabalho desenvolvido pelos senhores e senhoras, cada vez mais, confirma a nossa esperança na possibilidade de construirmos uma sociedade melhor e mais justa e atender da melhor maneira possível toda criança e todo jovem que necessita da nossa coerência, exemplo, incentivo e profissionalismo. Essa tarefa não é fácil, porém é possível. Para tanto precisamos nos unir já que: “Quando se sonha sozinho, é apenas um sonho. Quando se sonha junto, é o início de uma realidade.”
Para que esse trabalho se concretize no decorrer do ano letivo, é de suma importância que os dias previstos para o Planejamento sejam otimizados a serviço do sucesso do processo ensino-aprendizagem. O Planejamento deve ser construção coletiva e espaço democrático de troca de experiências e saberes. Confiamos que todos os envolvidos neste processo darão o melhor de si para atingirmos nosso objetivo maior que está relacionado à função primeira da escola: todos os esforços para que os alunos aprendam e sejam cidadãos que de fato possam atuar e transformar a sociedade a serviço deles próprios e dos demais, sociedade esta com que tanto sonhamos.
Lembramos que cabe à escola organizar os dias de planejamento com oito horas de trabalho nos dias 11 e 12/02 e quatro horas no dia 17/02. Caso haja faltas de professores, as mesmas deverão ser consignadas nos termos do art. 11 do Decreto nº 36.931, de 30/01/1995.
Considerando as especificidades de cada escola, é importante que a Equipe Gestora esteja atenta a organizar os trabalhos de tal forma que conte com o maior número possível de professores no mesmo horário. Faz-se necessário também organização adequada de espaços e tempos para que todos os professores possam participar do planejamento e cumprir seus horários de trabalho.
Sucesso a todos e todas!
Objetivos-Planejar,antecipar ações e traçar metas,sempre de maneira flexível.É neste momento que todo nosso trabalho será orientado no sentido de refletir , fundamentar e planejar as ações pedagógicas .
1º MOMENTO- CICLO I E CICLO II

8:30 –INÍCIO-ACOLHIMENTO- PROFESSORA RENATA MENSAGEM

PROFESSOR,

Sua presença é muito importante para nós
Estamos felizes por tê-los conosco
Juntos estaremos construindo um novo futuro.
Agradecemos desde já por sua dedicação,
Muito obrigada e que 2010 seja um ano muito produtivo.

Busquemos oferecer o que há de melhor para a realização de um bom trabalho
Estamos certos de que todos nossos objetivos serão alcançados
Muitas novidades serão oferecidas durante o ano letivo.

Vamos caminhar juntos pelos caminhos do conhecimento
Ir mais além do que se pode enxergar
Nesta longa jornada,não estaremos sozinhos
Deus nos acompanhará e com certeza nos abençoara
Orgulhosos chegaremos ao final de mais uma etapa.
SEJAM BEM VINDOS... FELIZ 2010!

-VIDEO-MARCA DA GESTÃO - REFLEXÃO

DINÂMICA-

HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA-
MANHÃ- 7 : 00 ÁS 12:20
TARDE- 12:30 ás 17:00
-HTPC CICLO I- 5ªs –17:00 ás 19:00
HTPC CICLO I I- 3ªs – 17:00 ás 19:00
5ªs - 17:00ás 18:00

HTPC
As HTPCs são coordenadas pelos professores coordenadores do Ciclo I e Ciclo II, sendo que Ciclo I são realizadas todas as terças, quartas e quintas feiras das 17h00min. às 19h00min. e do Ciclo II realizadas nas terças feiras das 17h00min. às 19h00min. e nas quintas feiras das17h00min. às 18h00min. Nas reuniões são abordados os seguintes assuntos:
1. Apresentação, discussão e construção dos seguintes conceitos:
- formação continuada;
- avaliação interna e externas;
- contextualização;
- habilidades/competências;
- escala de proficiência;
- revisão da Proposta Pedagógica da U.E.
- elaboração do Plano Anual com adequações, se necessário
- elaboração de Plano Bimestral (construído na ação)
- estabelecimento de estratégias pedagógicas;
- revisão das aulas anteriores (gancho); explorar, pelo menos, um texto por semana;
dever de casa, agenda diária no quadro
- desenvolvimento de estratégias de avaliação;
- discussão das avaliações com a coordenação antes de aplicá-las;
- discussão dos resultados das avaliações internas;
- organização de calendário: provas e lição de casa;
- organização de agenda de visita às salas de aula;
- Organização e distribuição dos materiais pedagógicos disponíveis
OBS:O REGISTRO REFLEXIVO DEVE SER FEITO A CADA DIA POR UM PROFESSOR ;
RECURSOS FÍSICOS
No momento contamos :
No pavimento inferior, o qual dá acesso a entrada da comunidade escolar, sala de direção, que abriga diretor, vice diretor, coordenação do Ciclo I e coordenação do Ciclo II, em espaço reduzido, para abrigar pessoas, armários, documentos, materiais pedagógicos e de higiene.
Secretaria, para comportar funcionários, prontuários de professores e alunos, armários com materiais de secretaria (utilizado por alunos, professores e funcionários)
Sala dos professores ,com , onde encontram-se armários, kit multimídia, Rack com TV 29’, mesas e cadeiras. Armário para acondicionar materiais dos professores
Banheiro, é utilizado por professores e funcionários tanto do sexo masculino como do sexo feminino, contando com dois banheiros divididos por fina parede.Encontram-se nesse espaço armário que guarda materiais da Escola da Família, materiais utilizados na limpeza e manutenção do prédio, arquivo morto, almoxarifado, entre outros itens que deixam o espaço sem as mínimas condições a que se presta.
O pátio central, é ocupado por mesas, cadeiras , arquivos, rack em estado razoável com TV, que é utilizado pelos professores durante suas práticas pedagógicas.
Salas de aula, quatro salas com boa ventilação, porém ocupada além das carteiras e cadeiras para alunos, com armários onde se encontram livros de diversas disciplinas, e esse fato ocorre em todas as salas de aula, pois não possuímos espaço físico para suprir uma biblioteca, vale ressaltar que em uma das salas encontram-se os computadores recebidos da FDE, sem uso, pois não temos rede elétrica e rede de internet, para conectar os microcomputadores.
O pátio externo, que é dividido, sendo uma parte refeitório ocupado por mesas e bancos e bebedouro e outra parte foi construída uma sala com paredes de madeirite com a finalidade de atender a demanda no decorrer deste ano letivo e do próximo das turmas do PIC.
Na sala do PIC, encontra-se carteiras e cadeiras e armário num espaço reduzido com pouca ventilação e claridade, que suporta um número de quinze (15) alunos.
Ainda na parte externa localiza–se a cozinha, que necessita de reforma, para poder ter este espaço ocupado por geladeiras, freezer, fogão industrial e forno da padaria artesanal , contando com duas (2) merendeiras, contratadas pela COAN.
Lateral à cozinha temos os banheiros femininos e masculinos que são utilizados por nossos alunos. Quanto ao aspecto físico , é um prédio conservado, não há depredação, nem pichações por parte dos alunos ou elementos estranhos à comunidade escolar, é limpa, e organizada, mesmo dentro das dificuldades elencadas.Apesar dos percalços, o coletivo escolar desenvolve com dignidade e apego sua parte profissionaL.Os livros e estantes estão organizadas de maneira a conservar o acervo, bem sabemos que de maneira adaptada ,porém cabe –nos afirmar que o coletivo desenvolveu seu trabalho de forma exemplar, visando a melhoria da qualidade da escola publica, o respeito ao alunado que aqui busca o saber acadêmico, enfim, respeito a comunidade como um todo.
-RECURSOS TECNOLÓGICOS
Recursos visuais
Recursos auditivos
Recursos audiovisuais

- Cartazes
-Aparelhos de som
-Filmes
- Exposição
- DVD
-Softwares
- Mapas - Computador
-Microfones-03
-Televisão
-Mural
-Data show
-Dvds
-Material pedagógico diversificado
-Caixa de som

-Jogos pedagógicos
-karokê

-Quadro de giz
-Receiver

-Quadros


-Transparências


-Acervo literário-artístico



-CALENDÁRIO ESCOLAR- GRUPO GESTOR E DOCENTES

-ROTINA ADMINISTRATIVA

-NA DIREÇÃO HAVERÁ UMA PASTA COM AS FICHAS DE ACOMPANHAMENTO DO ALUNO À DISPOSIÇÃO DOS PROFESSORES ;
-O PROFESSOR DEVE EVITAR A SAIDA DA SALA DE AULA DURANTE AS MESMAS , POR MEDIDA DE SEGURANÇA ;
--PREENCHER CONTROLE DE FREQUÊNCIA DIÁRIA DOS ALUNOS;
-SOLICITAR PREVIAMENTE UTILIZAÇÃO DOS DIVERSOS MATERIAIS DA ESCOLA
-INFORMAR AOS GESTORES ASSUNTOS QUE MEREÇAM MAIORES CUIDADOS E ATENÇÃO COMO POR EXEMPLO; ESTADO DE SAUDE DO ALUNO,FALTAS OU ATRASOS INJUSTIFICADOS DE ALUNOS E OUTROS;
-ENCAMINHAR O ALUNO PARA OS GESTORES COM A FICHA DE OCORRÊNCIA PREENCHIDA E O PROFESSOR RECEBERÁ A DEVOLUTIVA; AS MEDIDAS DISCIPLINARES SERÃO TOMADAS;
- APRESENTAR O PLANEJAMENTO PARA O ALUNO;
-SOLICITAÇÕES À SECRETARIA COM ANTECEDÊNCIA;
ATENDIMENTO AOS PAIS SERÁ AGENDADO EM DIAS A DEFINIR;
OS DIÁRIOS DEVERÃO PERMANECER NA ESCOLA;

-LEGISLAÇÃO

-CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA 2010
-CURRÍCULO

PROJETOS

Projetos, Programas e Ações
- Alfabetiza São Paulo
- Escola da Família-X
- Apoio a Continuidade de Estudos
- Escola de Tempo Integral
- Apoio à Leitura
- Fundação Casa-X- Centro de Estudos de Línguas
- Futuridade
- Cultura é Currículo
- Leitura e Produção de Texto
- Educação Ambiental- X- Parcerias
- Educação de Jovens e Adultos
- Prêmios, Concursos e Memória Escola
- Educação Especial
- Programa de Aperfeiçoamento em Idioma
- Educação Étnico Racial-X- Recuperação - Ciclo II e EM
- Educação Indígena
- Supervisão de Proteção Escolar
- Educação Profissional
-Educação e Saúde

Resolução SE 93, de 8-12-2009-WALDEMAR

-DIVISÃO DOS GRUPOS POR CICLOS

Resolução SE 92, de 8-12-2009
Dispõe sobre estudos de recuperação aos alunos do ciclo I do ensino fundamental das escolas da rede pública estadual
O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas e considerando:
O respeito à pluralidade dos ritmos e características dos alunos no processo de aprendizagem;
A necessidade de diagnósticos precisos e claros das dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem;
A responsabilidade da escola de compartilhar os diagnósticos, atender a pluralidade de demandas e garantir a oferta de diversas oportunidades de aprendizagem; e
A comprovação do aumento das oportunidades de recuperação da aprendizagem quando esta ocorre sob a responsabilidade direta do professor da classe, resolve:
Artigo 1º - a partir de 2010, todos os professores do ciclo I, 1º ao 5º ano do ensino fundamental, farão jus a seis horas de trabalho pedagógico, para garantir, de forma continua e imediata, oportunidades de estudos de recuperação, objetivando superar as dificuldades encontradas pelos alunos no processo de escolarização.
§ 1º - a carga horária de trabalho pedagógico de que trata o caput deste artigo destina-se:
a) à atuação direta dos professores em intervenções pedagógicas que superem as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos nas aulas regulares;
b) ao acesso a subsídios pedagógicos que auxiliem o professor em sala de aula, propiciando situações didáticas adequadas aos alunos com dificuldades de aprendizagem;
c) à avaliação sistemática e regular do processo de recuperação contínua;
d) à atuação direta e diversificada dos professores no atendimento das necessidades de aprendizagem dos alunos, individualmente ou em grupos previamente constituídos.
§ 2º - o atendimento, na forma prevista na alínea “d”, poderá ocorrer com agrupamento de alunos por série, nível de conhecimento, ou por qualquer outra forma pedagogicamente recomendável.
Artigo 2º - para atendimento à recuperação contínua, a unidade escolar deverá se reorganizar continuamente de modo a assegurar o desenvolvimento de todos os recursos disponíveis para a recuperação previstos nesta resolução.
Artigo 3º - Todo trabalho de recuperação desenvolvido pelos professores, nas aulas a esse fim destinadas, deverá ser programado, documentado e previamente divulgado aos pais.


\Parágrafo único - Deverão ser lançados, ao final de cada bimestre, nos registros de avaliação dos alunos, os resultados alcançados nos estudos de recuperação.
Artigo 4º - Continua vigendo o Projeto Intensivo no Ciclo - PIC.
Artigo 5º- na viabilização das atividades de recuperação dos alunos, caberá ao Diretor e ao Professor Coordenador:
a) elaborar, em conjunto com os professores envolvidos, as respectivas propostas, encaminhando-as à Diretoria de Ensino para aprovação, após a devida análise do Supervisor de Ensino e do Professor Coordenador da Oficina Pedagógica responsável pelo Programa “Ler e Escrever”;
b) definir, juntamente com o professor responsável pela recuperação, os critérios de agrupamentos de alunos e ou de formação de grupos, a definição do local, período e horário de realização e o encaminhamento de informações aos pais ou responsáveis;
c) coordenar, implementar e acompanhar as propostas aprovadas, providenciando as reformulações, quando necessárias;
d) disponibilizar ambientes pedagógicos e materiais didáticos que favoreçam o desenvolvimento das atividades propostas;
e) informar aos pais as dificuldades apresentadas pelos alunos, bem como a necessidade e objetivo da recuperação, os critérios de encaminhamento e a forma de realização;
f) avaliar os resultados alcançados nas propostas implementadas, justificando a necessidade de sua continuidade, quando necessário;
g) promover condições que assegurem a participação dos professores responsáveis pela recuperação em ações de orientação técnica desenvolvidas pela Diretoria de Ensino.
Artigo 6º - As turmas e as matrículas dos alunos encaminhadas para recuperação paralela serão cadastradas em opção específica no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo.
Parágrafo único - As unidades escolares deverão realizar a manutenção sistemática dos registros dos alunos encaminhados à recuperação e lançar, ao final do semestre, o resultado alcançado ao longo dos estudos de recuperação.
Artigo 7º - o processo de recuperação contínua criado e implantado pela presente resolução será acompanhado e avaliado pela Diretoria de Ensino, Coordenadorias e Equipe do Ciclo I da CENP.
Parágrafo único - a continuidade da presente proposta para os anos seguintes dependerá dos resultados obtidos na avaliação a que está sujeita a proposta, no ano de 2010.
Artigo 8º - Os casos omissos na operacionalização das diretrizes estabelecidas pela presente resolução, quando devidamente apresentados e justificados pela Direção e Supervisão de Ensino, serão decididos pelo Dirigente Regional de Ensino, consultada previamente a equipe do Ciclo I da Cenp.
Artigo 9º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

ESPECÍFICO CICLO I

OBJETIVOS PARA 2010-

Todos os alunos de Ciclo I alfabetizados

Nosso público alvo- Alunos classificados na mesma série ou defasagem de aprendizagem “PIC”

1-Estudo e análise dos mapas de sondagens do ano de 2009
2-Estudo das expectativas de aprendizagem;Momento destinado à análise das expectativas de aprendizagem,de acordo com a série /ano do professor.
3-Rotina : Instrumento didático de aprendizagem.É a maneira que o professor tem de se organizar no tempo,no espaço , de acordo com as atividades diárias.A mesma será entregue todas às 6sº feiras à coordenação.
4-Estudo de casos dos alunos com defasagem de aprendizagem .Logo após a mesma elaborar o registro por escrito da mesma ,quais ações serão necessárias para promover esses alunos com êxito.
5-Planos de ensino deverão ser bimestrais;
6-Quais critérios ,você ,professor , utilizará para fazer os agrupamentos produtivos em sua sala?
7-Avaliação diagnóstica –(!!)

8- RECUPERAÇÃO CONTÍNUA
A recuperação contínua é feita desde o início do ano letivo ,quando após a avaliação diagnóstica,é detectado que o aluno tem dificuldades, pois é a partir da avaliação que o professor pode perceber se o seu trabalho gerou bons resultados ou não, se há a necessidade de se mudar sua prática de ensino ou não. A recuperação contínua é registrada no diário do professor e feito um portfólio do aluno e acompanhada diretamente pelos professores coordenadores , visando dar atendimento aos problemas específicos de aprendizagem , respeitando de acordo com a Indicação CEE nº 5/98, o ritmo de cada aluno, nível de amadurecimento, conhecimentos anteriores, entre outras dificuldades que possam emergir no decorrer das aulas. Os alunos que não atingem as expectativas de aprendizagem no decorrer do ano letivo são encaminhados para o projeto de recuperação paralela.
Os alunos de modo geral , progrediram, avançaram nas hipóteses , percebendo-se claramente que os alunos do Ciclo I tiveram um avanço considerável em relação aos alunos do Ciclo II, dando-nos indícios de que a presença do aluno às aulas de recuperação é fundamental, e aqui abrimos um parênteses para apontar as ausências dos alunos e a falta de cooperação dos responsáveis para que os mesmos compareçam, apesar das orientações dadas pela escola, sendo assim um ponto negativo a ser trabalhado de forma diferenciada para o próximo ano letivo.


 
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