terça-feira, 20 de abril de 2010

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto a partir do que está buscando nele, do conhecimento que já possui a respeito do assunto, do autor e do que sabe sobre a língua – características do gênero, do portador, do sistema de escrita… Ninguém pode extrair informações do texto escrito decodificando letra por letra, palavra por palavra.


Se você analisar sua própria leitura, vai constatar que a decodificação é apenas um dos procedimentos que utiliza para ler: a leitura fluente envolve uma série de outras estratégias, isto é, de recursos para construir significado; sem elas, não é possível alcançar rapidez e proficiência.

Uma estratégia de leitura é um amplo esquema para obter, avaliar e utilizar informação. Há estratégias de seleção, de antecipação, de inferência e de verificação.

Estratégias de seleção: permitem que o leitor se atenha apenas aos índices úteis, desprezando os irrelevantes. Ao ler, fazemos isso o tempo todo: nosso cérebro “sabe”, por exemplo, que não precisa se deter na letra que vem após o “q”, pois certamente será “u”; ou que nem sempre é o caso de se fixar nos artigos, pois o gênero está definido pelo substantivo.



* Estratégias de antecipação: tornam possível prever o que ainda está por vir, com base em informações explícitas e em suposições. Se a linguagem não for muito rebuscada e o conteúdo não for muito novo, nem muito difícil, é possível eliminar letras em cada uma das palavras escritas em um texto, e até mesmo uma palavra a cada cinco outras, sem que a falta de informações prejudique a compreensão. Além de letras, sílabas e palavras, antecipamos significados.

O gênero, o autor, o título e muitos outros índices nos informam o que é possível que encontremos em um texto. Assim, se formos ler uma história de Monteiro Lobato chamada “Viagem ao céu”, é previsível que encontraremos determinados personagens, certas palavras do campo da astronomia e que, certamente, alguma travessura acontecerá.
* Estratégias de inferência: permitem captar o que não está dito no texto de forma explícita. A inferência é aquilo que “lemos”, mas não está escrito. São adivinhações baseadas tanto em pistas dadas pelo próprio texto como em conhecimentos que o leitor possui. Às vezes essas inferências se confirmam, e às vezes não; de qualquer forma, não são adivinhações aleatórias.

Além do significado, inferimos também palavras, sílabas ou letras. Boa parte do conteúdo de um texto pode ser antecipada ou inferida em função do contexto: portadores, circunstâncias de aparição ou propriedades do texto.

O contexto, na verdade, contribui decisivamente para a interpretação do texto e, com freqüência, até mesmo para inferir a intenção do autor.



* Estratégias de verificação: tornam possível o controle da eficácia ou não das demais estratégias, permitindo confirmar, ou não, as especulações realizadas. Esse tipo de checagem para confirmar – ou não – a compreensão é inerente à leitura.

Utilizamos todas as estratégias de leitura mais ou menos ao mesmo tempo, sem ter consciência disso. Só nos damos conta do que estamos fazendo se formos analisar com cuidado nosso processo de leitura, como estamos fazendo ao longo deste texto.

FONTE: PCN EM AÇÃO - ALFABETIZAÇÃO



QUANDO EDUCAS?


Não educa quando impõe suas convicções,

mas quando suscita convicções pessoais.



Não educa quando impõe condutas,

mas quando propõe valores que motivem.



Não educa quando impõe caminhos,

mas quando ensina a caminhar.



Não educa quando impõe dependências,

mas quando acorda a coragem de ser livre.



Não educa quando impõe suas idéias,

mas quando fomenta a capacidade de pensar por conta própria.



Não educa quando impõe o terror que isola,

mas quando libera o amor que acerca e comunica.



Não educa quando impõe sua autoridade,

mas quando cultiva a autonomia do outro.



Não educa quando impõe a uniformidade que doutrina,

mas quando respeita a originalidade que faz a diferença.



Não educa quando impõe a verdade,

mas quando ensina a procurá-la honestamente.



Não educa quando impõe uma punição,

mas quando ajuda a aceitar um castigo.



Não educa quando impõe disciplina,

mas quando forma pessoas responsáveis.



Não educa quando impõe autoritariamente o respeito,

mas quando o ganha com autoridades de pessoa respeitável.



Não educa quando impõe o medo que paralisa,

mas quando consegue a admiração que estimula.



Não educa quando impõe informação à memória

mas quando mostra o sentido da vida.



Não educa quando impõe a Deus,

mas quando o faz presente na tua vida.

FONTE:www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net

SUGESTÃO PREENCHIMENTO DE RELATÓRIO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO

Sugestões para preenchimento :


É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:

A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;

• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;

• É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;

• Deve-se proceder relação com o registro anterior;

• Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.



Sugestões para iniciar relatórios



• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...

• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...

• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...

• Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...





Desenvolvimento cognitivo



• O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.

• O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita.

• O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

• Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

• Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes.

• Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.

• Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.

• Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender.

• Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.

• Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.

• Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas.

• O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.

• Realiza cálculos simples de adição e subtração.

• Realiza cálculos com auxilio de material concreto.

• É curioso, questiona e busca informações.

• Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc.

• Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.

• Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta.

• Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.

• Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)

• Ocasionalmente troca letras

• Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;

• Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;

• Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos

• Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;

• Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;

• Identifica e escreve seu nome completo;

• Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;

• Apresenta dificuldades ortográficas

• Identifica e escreve seu nome completo

• Ainda não faz relação entre o que fala e escreve





Participação- convívio social



• Participa com interesse e produtividade.

• Boa participação nas atividades realizadas em sala.

• Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe.

• Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes.

• É criativo e comunicativo.

• Coopera com colegas e professora.

• O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.

• Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.

• Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.

• É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.

• Aceita sugestões da professora e dos colegas.

• Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.

• Contribui para a integração e o crescimento do grupo;

• Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;

• Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;

• Colabora na construção de regras;

• Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;

• Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;



“Todas as maravilhas que você precisa estão dentro de você.”

(Sir Thomas Browne)

• Reconhece as relações entre fala e escrita;

• Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;

• Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;

• Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;

• Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;

• Distingue a língua escrita da língua oral;

• Demonstra compreensão do sistema alfabético;

• Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;

• Produz frases com lógica;

• Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;

• Distingue letras na linguagem oral e escrita;

• Encontra-se na fase pré-silabica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.

• Percebe que as letras são para escrever porem ainda não sabe como isso se processa;

MOTIVAÇÃO

Como motivar seu aluno a produzir textos:








☺ Relatos do dia-a-dia;

☺ Notícias da comunidade;

☺ Notícias de jornais e revistas;

☺ Acontecimentos importantes;

☺ Gravuras;

☺ Textos principiados;

☺ Textos em rodinhas;

☺ Textos coletivos;

☺ Textos em dupla;

☺ Livros lidos;

☺ Revistas em quadrinhos;

☺ Debates;

☺ Cartas, bilhetes, avisos;

☺ Relatórios;

☺ Músicas;

☺ Poesias;

☺ Trabalho com sucatas, desenhos, pinturas, origamis, maquetes

NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO

PRÉ-SILÁBICA




*Grafismo Primitivo

Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencionais é um intento para a criança. Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas. (garatujas)

*Escrita sem controle de quantidade

A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado a escrita.



A R M S MO H A O R U I L N M (brigadeiro)

A M T O X A M H N TS K H U I (pipoca)

M H O T I P E R T C L P M N B O (suco)

A T R O C D G P E S IP U T D F F (bis)

*Escrita Unigráfica

A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra.



A (brigadeiro)

L (pipoca)

F (suco)

C (bis)





*Escrita Fixa

A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes. Predomínio de grafias convencionais.



A L N I (brigadeiro)

A L N I (pipoca)

A L N I (suco)

A L N I (bis)



*Quantidade variável: Repertório Fixo/Parcial

Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra.

S A M T (brigadeiro)

A M T (pipoca)

A M T S A (suco)

S A T (bis)



*Quantidade constante: Repertório variável

Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras.



HRUM (brigadeiro)

ASGK (pipoca)

ONBJ (suco)

CFTV (bis)





*Quantidade variável: Repertório variado

Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra.



R A M Q N (brigadeiro)

A B E A M F (pipoca)

G E P F A (suco)

O S D L (bis)



*Quantidade e repertório variáveis: Presença de valor sonoro início e/ou fim

Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final.



I M S A B R O (brigadeiro)

I B R N S A (pipoca)

U R M T O (suco)

I N B O X I X (bis)

SILÁBICA

*Sem valor sonoro:

A criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente:



R O M T (brigadeiro)

B U D (pipoca)

A S (suco)

R (bis)



*Iniciando uma correspondência sonora:

A criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.



I T M O (brigadeiro)

P Q A (pipoca)

R O (suco)

G I (bis)



*Com valor sonoro:

A criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais.



I A E O – B H D O (brigadeiro)

I O A – P O K (pipoca)

U O – S C (suco)

I S – B I (bis)



*Silábico em conflito ou hipótese falsa necessária:

Momento de conflito cognitivo relacionado à quantidade mínima de letras (BIS/ISIS) e a contradição entre a interpretação silábica e as escritas alfabéticas que têm sempre mais letras. Acrescenta letras e dá a impressão que regrediu para o pré- silábico.



B H D U L E (brigadeiro)

I O K E C (pipoca)

U O K U (suco)

I S I S (bis)



SILÁBICA - ALFABÉTICA



A criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.



B I H D R O (brigadeiro)

P I P O K (pipoca)

S U K O (suco)

B I Z (bis)

ALFABÉTICA



A criança já compreende o sistema de escrita faltando apenas apropriar-se das convenções ortográficas; principalmente nas sílabas complexas..



BRIGADEIRO

PIPOCA

SUCO

BIS



Essas informações são parâmetros que ajudam a compreender as hipóteses das crianças sobre o sistema de escrita e assim poder planejar e intervir intencionalmente para que avancem.

As crianças são complexas e muitas vezes não se encaixam nas “gavetinhas”, é preciso investigar, usando diferentes estratégias para conhecê-las.

Fonte: equipe pedagógica da Escola Municipal Professora Maria Alice Pasquarelli, em São José dos Campos (SP)

PORTFOLIO

O portfólio















Há algumas décadas atrás, os “registros” da aprendizagem em arte se resumiam a cadernos de desenhos iguais, encapados iguais, apresentando a mesma seqüência de atividades iguais e o melhor aluno era, obviamente, aquele que fosse mais “igual” ao professor, que cobrava cada página ausente (ele sabia a ordem das coisas…) e não aceitava nada além daquilo que ele havia colocado na lousa…



Educadores contemporâneos sugerem a organização dos registros dos alunos – e também os do professor – em portfólios, palavra essa que não deve ser desconhecida dos arte-educadores, pois se trata de uma pasta há muito tempo usada por artistas e arquitetos que nelas documentam todo seu percurso profissional, selecionando suas obras mais marcantes e significativas.



Cada aluno pode e deve criar seu próprio portfólio – que é individual -, nele guardando suas produções e documentando toda sua trajetória durante um determinado projeto ou ano escolar, sempre orientado pelo professor que, com sua turma pode combinar os critérios de seleção dos trabalhos que dele farão parte: textos, desenhos, rascunhos, projetos, anotações, reflexões, trabalhos individuais ou em grupo, relatórios, marcos significativos de aprendizagem organizados de forma que evidenciem o envolvimento do aprendiz no processo de ensinar/aprender arte. Cada portfólio é único, tem a marca de quem o fez, com a história única, irrepetível de seu autor.



Um portfólio não deve ser visto como uma caixa onde se guardam coisas que não se usa mais, nem organizado de forma mecânica ou burocrática. Ë algo vivo, dinâmico, que se consulta sempre, que é objeto de reflexão, de análise e de avaliação contínuas.



O professor também deve elaborar o seu portfólio, de cada classe, com registros de cada aluno ou grupos de alunos, com suas reflexões, anotações, avaliações, enfim, com a história de seu percurso com aquele grupo de alunos que lhe foi confiado naquele período de tempo.



Portfólios podem e devem ser compartilhados entre os alunos da classe, com outros professores da escola assim como com os pais. São como álbuns de fotografias, revelam vidas, contam histórias…


BIBLIOGRAFIA
SMOLE, Kátia Stocco. Inteligência e avaliação: Da idéia de medida à idéia de projeto. Tese de doutorado. FEUSP – SP: 2002.

CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisa para Educação, Cultura e Ação Comunitária. . Importância e função do registro. Ensinar e Aprender. SP: 2000

Martins, Mírian Celeste, Picosque, Gisa e Guerra, M. TerezinhaTelles. A língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. FTD SP: 1998.

CASTRO, Edmilson. A produção do registro do educador: decifrando sinais. Espaço Pedagógico. SP:2001

FREIRE, Madalena. O papel do registro na formação do educador. Diálogos Textuais. Espaço Pedagógico. SP: 2001

PERNIGOTTI, Joyce Munarski, Saenger, Liane, Goulart, Lígia B., Ávila, Vera M. Zambrano. O portfólio pode muito mais do que uma prova. Pátio. Revista pedagógica. Ano 4 – n.º 12.

Estimular a aprendizagem


e não a competição

Organizar jogos para trabalhar conteúdos didáticos não é novidade em sala de aula. Ainda assim, os professores precisam ficar atentos para evitar que a competição em si seja o mais relevante para a garotada e os reultados dividam a classe em grupos de perdedores e vencedores, dando margem à exclusão de alguns. Também é fundamental ter em mente que a famosa frase "o importante é competir" não funciona quando se trata de Educação poruqe o que realmente vale é a aprendizagem dos alunos.

As competições costumam estimular as crianças, mas os educadores não devem se esquecer de que a escola é uma instituição que precisa exercer sua força reguladora e de que não se pode reforçar o ambiente de competitividade que existe na vida cotidiana, em que muitas vezes as regras nãos ão respeitadas e a vaidade pelo simples fato de vencer impera.

Para que isso não aconteça, ao fim de um determinado jogo, o docente tem de orientar o grupo ou o aluno que fez mais pontos a explicar para toda a turma como conseguiu conquistar o primeiro lugar afim de que o conhecimento seja socializado.

Outra boa conduta é orientar cada estudante a se preocupar com a própria superação enão com o desempenho em relação aos colegas.

No mais, ao escolher os jogos com que vai trabalhar, é interessante o educador buscar os que são cooperativos,e m que a união de todos os participantes leva a vitória.

O REGISTRO DA PRÁTICA DO(A) PROFESSOR(A)

O REGISTRO DA PRÁTICA DO(A) PROFESSOR(A)

Para o(a) professor(a) o registro da sua prática constitui importante instrumento de aperfeiçoamento do seu trabalho. Isso acontece porque ao registrar, representa sua experiência através de um objeto concreto, feito de palavras, que podem ser lidas, revisadas e analisadas.
Trabalhando com essa representação, ele(a) é estimulado(a) a repensar a prática ali representada. Poderá descobrir atitudes que deveriam ter sido tomadas, destacar as alternativas adequadas que foram utilizadas e todo um conjunto de procedimentos que levariam a melhores resultados. Além disso, o registro da prática do(a) professor(a) quando comunicado a outros educadores sugere novas práticas pedagógicas.
Mesmo sabendo da importância do registro, poucas vezes o realizamos. Isso tem seus motivos: a cultura brasileira é essencialmente oral, falamos muito mais que escrevemos e confiamos a nossa memória a capacidade das nossas cabeças de armazenar o que aprendemos e vivemos.
O exercício da escrita como registro das observações feitas pelos professores, além de documento que pode ser consultado, possibilita também ampliar o domínio da linguagem escrita e dinamizar o potencial de criatividade próprio de cada um.
As prováveis dificuldades iniciais quanto ao que e como escrever, falta de inspiração e descoberta dos momentos mais adequados para começar serão minimizadas no decorrer do processo, a medida que seja criado maior envolvimento com o ato de registrar.


AS DIFERENTES FORMAS DE REGISTRAR
OS DIFERENTES TIPOS DE REGISTRO



Imaginemos que estamos iniciando um encontro de professores de jovens e adultos. Nos primeiros momentos, entre abraços e conversas informais, alguém retira de sua pasta várias fotos onde aparece seu grupo de alunos, numa apresentação de trabalhos. Outra professora mostra uma atividade que preparou e que deu muito certo naquela semana. Noutra rodinha, podemos ouvir uma conversa animada sobre o envolvimento dos alunos numa produção de cartazes que são mostrados com muito orgulho.
Estes são alguns exemplos de situações nas quais os professores estão, informalmente, socializando experiências que foram registradas de diferentes maneiras: uma foto, uma produção de aluno, um relato oral, uma atividade que deu certo. Ao fazer isso, eles exercitam sua comunicação e assim refletem, rememoram e partilham o seu fazer.
O registro permite uma diversidade de funções e está a serviço de diferentes propósitos: comunicar, documentar, refletir, organizar, rever, aprofundar e historicizar. A forma e o conteúdo do registro também podem e devem variar, tanto quanto variam suas finalidades. O registro escrito torna visível estes diferentes objetivos.
Além disso, o ato de escrever nos obriga a fazer perguntas, levantar possíveis respostas e organizar o que pensamos. Tudo isso nos leva a dar conta de que caminhos devemos seguir, que mudanças devemos fazer, que escolhas não foram felizes e que decisões facilitaram as aprendizagens dos alunos. (...)


COMO REGISTRAR

Quando nos dispomos a registrar nossas práticas ou algum aspecto ligado a elas, deparamos com uma série de questões: como organizar nosso tempo para sentar, anotar, escrever, refletir, documentar?
Da mesma forma que observamos a existência de muitos tipos e objetivos de registros, podemos notar que há uma quantidade bastante grande de meios, de formas e de caminhos para a realização deles. Cada um deve buscar a forma que mais se adapta ao seu jeito, ao seu tempo e às suas intenções.
Se, por exemplo, quero registrar uma seqüência de ações acontecidas dentro de um projeto e pensar sobre as aprendizagens e conquistas dos alunos, é interessante organizar uma pasta onde vou colocando o planejamento geral e de cada uma das propostas, as produções dos alunos, as minhas observações em torno delas, enfim, tudo que considerar importante guardar. No final, posso comparar as produções e comentar as mudanças ocorridas.
Se, por outro lado, quero refletir sobre o quanto os alunos avançaram num determinado conhecimento, é importante ir anotando o que foi sendo observado assim como as intervenções que foram feitas. Essas anotações são fundamentais para o escrito do registro. Vale sempre lembrar que confiar apenas na memória não é o melhor dos caminhos.

Preparando para os registros...
Estas são algumas sugestões de formas de organização que podem contribuir para o registro:

Em relação ao ato de registrar
a) Ter um caderno para registrar fatos e comentários acontecidos ou relacionados a sala de aula.
b) Organizar uma pasta para guardar as produções dos alunos, os planejamentos, os textos que foram utilizados na realização de um determinado trabalho, suas reflexões sobre ele e tudo mais que julgar significativo.
c) Utilizar fichas com questões que orientam o registro. Veja um exemplo delas:

* O que pretendo trabalhar nesta semana;

* Atividades que eu vou realizar para alcançar as metas;

* Que atividades planejei e deram certo? Por quê?

* O que fiz e não havia planejado?


Em relação ao tempo:

Muitos dos professores que conseguiram desenvolver a prática do registro consideram este um bom caminho:
a) Todos os dias dedicar algum tempo para escrever sobre o vivido em relação ao trabalho educativo. Esse tempo pode variar de acordo com suas possibilidades. Mesmo que bem pequeno, 10, 15 minutos, a criação de uma rotina ajuda e muito a capacidade de registrar.
b) Síntese semanal: uma vez por semana escolher um ou mais aspectos do trabalho para documentar mais detalhadamente.
c) Registro final: concluído o projeto, estudo ou período de aula é chegada a hora de escrever sobre o caminho percorrido, as conquistas, as dificuldades, o que ainda continua sendo um desafio, os resultados conseguidos e as suas sensações na realização do trabalho...

Em relação aos temas:

São infindáveis os temas cujos registros levam o(a) professor(a) a pensar melhor o seu fazer de educador(a), a sua compreensão do ato de ensinar, a sua forma de ver o mundo e de ler a realidade. Os registros tornam o(a) professor(a) autor(a) de sua teoria e por isso mais capaz de atuar positivamente na sua sala de aula.
a) Registrar sobre quem são as alunas e alunos.
b) Escrever sobre experiências positivas vividas na semana: quais e por que foram positivas.
c) Escrever sobre experiências que não tiveram êxito: quais e por que.
d) Escrever como os alunos escrevem, calculam, resolvem problemas matemáticos, pensam o mundo, a vida.
e) Escrever sobre a dinâmica do grupo.
f) Escrever idéias de continuidade, de aprofundamento ou de mudanças necessárias.
g) Escrever sobre os pontos fortes do trabalho ou estudo e sobre os pontos que precisam ser revistos ou mudados.
h) Escrever sobre as próprias aprendizagens durante um certo tempo: semestre ou ano, por exemplo.
Como você deve ter notado, os registros permitem ao(a) professor(a) construir a memória do processo vivido na sala de aula. Eles propiciam uma visão geral do trabalho desenvolvido, facilitando a constatação das dificuldades e sucessos. Possibilitam, assim, avaliar a aprendizagem dos alunos e a atuação do(a) professor(a).
:: fonte: Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos , MEC
 
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